Carta da Nova Direção da EAUFBA

Salvador, 30 de Abril de 2020.

Caros alunos,

É com enorme alegria que iniciamos esta nova direção de nossa querida Escola de Administração da UFBA. É uma honra dirigir esta Escola que muito contribuiu com a nossa formação profissional, acadêmica e humana. Escola que se encontra entre as melhores do Brasil, marcada pela diversidade do pensamento sobre a gestão e as organizações, e a qualidade na formação de graduação e pós-graduação.

Estamos conscientes dos enormes desafios que nos aguardam. A universidade vem sendo atacada abertamente nos seus valores mais caros, como sua autonomia, sua diversidade, sua inclusividade e seu pensamento científico. Cortes orçamentários, ingerências à autonomia universitária e propostas como o Future-se interferem na sobrevivência e sustentabilidade do ensino público, gratuito e de qualidade.

Entendemos que, se por um lado, é fundamental que a universidade se abra ainda mais ao mundo e que maximize os seus impactos, por outro, deve-se, com a criticidade requerida, reafirmar a sua lógica e dinâmica próprias, as quais não devem, nunca, se confundirem nem se sucumbirem com as mercantis. Esse contexto político e econômico já difícil, ganha contornos ainda mais dramáticos quando vivenciamos a maior pandemia dos últimos tempos, a qual ataca a estrutura de nosso sistema de saúde, nosso tecido social e a nossa saúde mental.

Entretanto, esse grave contexto não nos amedronta e, em verdade, nos dá ainda mais força e motivação para lutarmos por uma Escola e Universidade ainda melhores. Nossa gestão será marcada pela ética, respeito às diversidades, transparência, gestão compartilhada e eficiência. Nos dedicaremos, ao máximo, a atender individualmente cada um dos estudantes, servidores técnicos administrativo, colaboradores terceirizados e professores. Nos dedicaremos ao máximo para que a Escola continue sendo um centro de excelência no ensino da graduação e pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Vamos começar, imediatamente, em meio a pandemia, os trabalhos na direção. As nossas prioridades agora serão: 1) reorganizar os diferentes setores e núcleos acadêmicos e administrativos da Escola; 2) fortalecer a comunicação institucional; 3) construir o planejamento de gestão quadrienal; 4) finalizar o processo de reforma acadêmica dos cursos de graduação (nossa prioridade acadêmica), e; 5) pensar junto com a Administração Central da UFBA e nossa comunidade alternativas de trabalho durante a pandemia.

Para tanto, iniciaremos as atividades com um pré-planejamento, o qual consistirá em envio de formulário e uma conversa individual com cada docente, servidor técnico administrativo, terceirizado e gestor da administração central, começando por aqueles envolvidos na gestão acadêmica e atividades administrativas vinculadas à direção. Em breve, enviaremos o detalhamento de cada uma dessas atividades.

Aproveitamos para agradecer a toda a nossa comunidade EAUFBA, estudantes, terceirizados, técnicos administrativos e professores. Muito obrigado a cada um de vocês pela confiança depositada! Deixamos aqui nosso agradecimento especial ao Prof. Horácio Hastenreiter Filho pela dedicação que conduziu nossa Escola nos últimos anos. Vamos caminhar juntos!

Um grande abraço,

Prof. João Tude (diretor EAUFBA) e  Prof. André Santos (vice-diretor EAUFBA)