Eleições Diretoria e Vice-diretoria

Esclarecimento à Comunidade da Escola de Administração da UFBA (EAUFBA)

Prezados técnicos administrativos, docentes e discentes da Escola de Administração,

O calendário eleitoral para os cargos de diretor e vice-diretor da Escola de Administração previa que as eleições se dessem nos dias 16 e 17 do mês corrente. No entanto, ao final do dia 16, a Reitoria suspendeu as aulas na Universidade em virtude da pandemia de coronavírus que vem assolando o país e o mundo.

No primeiro dia de votação, foram contabilizados 251 votos (ainda não apurados). 201 votos de discentes, 30 de docentes e 20 de técnicos administrativos. As votações desses últimos dois grupos, excluindo-se os servidores que se encontram afastados nesse momento, representam, respectivamente, 66,6% e 80% do total de possíveis votantes.

Desse modo, partimos das seguintes considerações:

1. A eleição ocorre com candidatura única;
  2. O total de votantes do primeiro dia da eleição é representativa da comunidade EAUFBA e não muito distante dos 332 votos computados na última eleição (conforme anexo), atingindo 75,6% dos votantes no último pleito, em apenas um dia de votação;

1. A epidemia de coronavírus passa a ter um status de preocupação máxima, exigindo que qualquer contato que possa ser evitado, assim o seja;
  2. O atual diretor tem mandato até o dia 19 de abril. A impossibilidade de se prever uma data possível para a realização de um segundo dia de votação, provavelmente demandaria a nomeação de um diretor pro tempore.

Sendo assim, a Comissão Eleitoral tomou a decisão de encerrar o processo eleitoral e realizar a apuração dos votos, considerando a votação do dia 16 de março de 2020. No dia 19, os resultados serão contabilizados e divulgados junto à Comunidade.

Certos da compreensão de todos em relação à situação de excepcionalidade que vivemos, assino em representação à Comissão.

Ernani Coelho

Presidente da Comissão Eleitoral