Medidas contra o CORONA

-A +A
Origem: 
EAUFBA

Novo coronavírus - Nota da UFBA (11/03/2020)

 
Enviado por imprensa em qua, 11/03/2020 - 09:52  
 
 

A Universidade Federal da Bahia permanece atenta às informações oficiais acerca da evolução da propagação do novo coronavírus (Covid-19) e informa que, até o momento, as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil seguem mantidas nesta Universidade. Esta decisão baseia-se em informações oficiais divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS, ligada à Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), analisadas pelo grupo de trabalho constituído pela Administração Central para acompanhar a evolução da epidemia.

Embora tenha havido aumento do número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, até o momento, não se verifica transmissão sustentada do vírus no país – ou seja, não há registro de casos sem contato ou histórico conhecido de exposição de pessoas à doença. Ademais, a maior parte dos casos suspeitos vem sendo descartada, e esforços de ampliação da capacidade de monitoramento, detecção e acolhimento de novos casos estão sendo envidados pelo Ministério da Saúde.

Seguindo recomendação recente do Ministério da Saúde, a UFBA sugere que viagens internacionais sejam, quando possível, adiadas; e que a realização de eventos que promovam grandes aglomerações – em especial aqueles que reúnam públicos vindos de algum dos países onde esteja havendo transmissão local do coronavírus (confira aqui a lista atualizada) – seja reavaliada por seus respectivos realizadores, optando-se, quando possível, pela remarcação ou mesmo suspensão das atividades, até que cesse o surto internacional do coronavírus.

A UFBA reafirma a recomendação aos membros da comunidade universitária e aos visitantes que tenham chegado de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, e que estejam apresentando febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, ou tenham tido contato direto com pessoas com esses sintomas naqueles países, que procurem os serviços de saúde pública para notificação e obtenção de orientação e assistência médica adequada.

Também por cautela, recomenda-se a toda a comunidade maior frequência de higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel - a ação mais simples e eficaz de prevenção (veja aqui como proceder) - , de modo a minimizar as condições de transmissão de gripes provocadas por quaisquer tipos de vírus, reduzindo assim as possibilidades de eventual disseminação do Covid-19. Ações de educação em saúde em locais sensíveis da Universidade, como as residências universitárias, o Restaurante Universitário e a Creche da UFBA, serão realizadas por um grupo especializado formado pelo Serviço Médico da UFBA (Smurb), com acompanhamento da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (Proae).

Para obter informações e análises úteis sobre a epidemia de coronavírus, consulte as páginas oficiais da Opas/OMS, do MS e da Sesab, além do site do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Informar-se por meio de fontes confiáveis é fundamental para conter a disseminação de notícias falsas, evitando assim gerar medo desnecessário.


A UFBA acompanha diariamente a evolução da propagação do coronavírus, e novas orientações à comunidade podem ser divulgadas a qualquer momento.

Sites úteis:

Organização Pan-americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde - https://www.paho.org/bra/

Ministério da Saúde - https://www.saude.gov.br/

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - http://www.saude.ba.gov.br/

Nota Conjunta Saúde e Educação: Medidas de prevenção da infecção pelo COVID-19 nas escolas e universidades - http://www.saude.ba.gov.br/2020/03/09/medidas-de-prevencao-da-infeccao-humana-pelo-novo-coronavirus-covid-19-dirigidas-a-comunidade-escolar-e-universitaria/

Observatório de Análise Política em Saúde / Instituto de Saúde Coletiva da UFBA - https://www.analisepoliticaemsaude.org/oaps/

Lista de países e estados com incidência de coronavírus, atualizada pelo Ministério da Saúde - http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

 

Compartilhe no Facebook! Compartilhe no Twitter!