Parceria com a UFBA garante mestrado profissional para defensores públicos

O Programa de Pós-graduação em Segurança Pública – PROGESP,da Escola de Administração da UFBA, abre curso de pós-graduação para formar defensores públicos do Estado da Bahia, no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania - MPSPJC. O Edital foi lançado este mês, estando disponível no site do PROGESP, e as inscrições ficarão abertas até o dia 05 de março, deste ano.

A parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a UFBAfoi celebrada entreo defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes e o reitor da UFBA, João Carlos Salles.

Reitor João Carlos Salles e defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes

Com o objetivo de atender às demandas de formação strictu senso da Defensoria, o curso foi produzido de forma coletiva entre as equipes técnicas da DPE/BA e do MPSPJC, então coordenado pelo Prof. Dr. Milton Júlio de Carvalho Filho. Participaram das tratativas desta parceria acoordenadora do PROGESP, Ivone Freire Costa e a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP, Soraia Ramos Lima.

O Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania - MPSPJC resultou do comprometimento da Escola de Administração, da Faculdade de Direito, do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Concebeu-se a execução em um arranjo inovador de modelo de gestão compartilhada, entre a Faculdade de Direito, representada pelo seu diretor Prof. Dr.  Júlio Cesar de Sá da Rocha, ea Escola de Administração, representada pelo seu diretor, Prof. Dr. Horacio Nelson Hastenreiter Filho.

Reunião das equipes técnicas PROGESP e Defensoria/ESDEP, coordenadas pela Profa. Dra. Ivone Freire Costa e Diretora Soraia Ramos Lima

Em consonância com sua natureza interdisciplinar, constituiu-se o corpo docente do MPSPJC de professores da UFBA e externos à UFBA. Este curso contempla estudos avançados nas diversas áreas, diálogos diretos e transversais da segurança pública e os sistemas de justiça. Seu desenho/objetivo didático pedagógico fomenta o desenvolvimento de estudos de reflexão da atuação dos profissionais e das instituições parceiras. Assim, as pesquisas costumam fazer emergir inquietações cotidianas que possibilitam, no decorrer da formação, mudanças de valores, comportamentos, e novas nuances da cultura institucional.

Diretores das unidades acadêmicas de Administração e de Direito, onde se realizam as atividades do Mestrado, Prof. Dr. Horacio Nelson Hastenreiter Filho e  Prof. Dr.  Júlio Cesar de Sá da Rocha