NACIT - Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia

O NACIT- Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia é um grupo de estudos, pesquisa e extensão, criado dentro de um programa do CNPQ junto a Instituições Universitárias, que visava à disseminação de núcleos capazes de fomentar a pesquisa e a formação de gestores e administradores na área de C&T.

O Núcleo iniciou suas atividades em 1982, sediado no Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público- ISP, transferindo-se, posteriormente, para a Escola de Administração da UFBA, onde desenvolve os seus projetos de forma integrada com o Núcleo de Pós-Graduação em Administração-NPGA.

Os trabalhos do NACIT têm tido grande repercussão no nível regional e nacional ao longo dos seus quase trinta anos de existência. Neste período, dezenas de dissertações de mestrado, teses de doutorado e iniciações científicas foram realizadas por meiode orientação de professores membros do NACIT e baseadas em pesquisas conduzidas no âmbito do Núcleo. Neste sentido, um elevado número de pesquisas foi desenvolvido tanto para o setor público, com demandas advindas, em parte, do próprio CNPQ, quanto junto à iniciativa privada, intensificando a relação com o próprio sistema produtivo, sobretudo nas áreas da química, petroquímica,e construção civil.