NEPOL - Núcleo de Estudos Sobre Poder e Organizações Locais

O NEPOL - Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais - tem sede na Escola de Administração da UFBA e desde 1986 vem realizando trabalhos sobre poderes espacialmente localizados e promovendo, sob variadas formas, a oportunidade de envolver a comunidade acadêmica e pessoas interessadas em discussões sobre os híbridos organizacionais e processos gestionários verificados em diferentes escalas territoriais.

A linha de pesquisa estruturante do NEPOL denomina-se Poderes Locais, Organizações e Gestão e se desdobra em projetos, coordenados por professores da Escola de Administração e de outras unidades da UFBA e do qual fazem parte estudantes e pesquisadores. Têm sido formadas algumas parcerias com instituições interessadas nos temas colocados, articulados pelo Programa de Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS , apoiado pelo MCT/FINEP e CNPq como centro de referência em gestão social do desenvolvimento

Como grupo temático preocupado com a gestão das organizações complexas em cenários urbanos e regionais, o NEPOL encontra-se em contato permanente e enriquecedor com organizações da sociedade civil e diversas esferas do poder público e privado, protagonistas das dinâmicas locais/regionais.

O conjunto de trabalhos do NEPOL tem sido elaborado com base no diálogo e confronto de idéias entre a pesquisa acadêmica e as experiências de desenvolvimento.