Desenvolvimento da Atividade Náutica no Estado da Bahia - Centro Náutico da Bahia

Autor:
LOUREIRO, Leilane Vasconcelos
Ano de Publicação:
Nº de Páginas:
Palavras Chave:
atividade náutica, lazer e turismo náuticos, Centro Náutico da Bahia.boating, nautical activities, nautical tourism and leisure, Centro Nautico daBahia.

Analisada a situação atual da atividade náutica no Estado da Bahia, evidenciou-se grande lacuna entre o potencial e a realidade efetiva. São debatidos os principais fatores que interferem no desenvolvimento do setor náutico e as mudanças ocorridas com a criação da organização não governamental Centro Náutico da Bahia - CENAB. Instituição fundada em 1996, visa a desenvolver a atividade náutica no Estado e atua basicamente em três aspectos: promoção e apoio de eventos, programas educativos voltados para o incremento das qualificações do cidadão e o desenvolvimento de negócios industriais, comerciais e de serviços. Sua efetividade foi pesquisada neste estudo. A dissertação baseia-se em observações de campo, dados diretos e indiretos e pesquisa exploratória. Retoma o debate teórico acerca das interferências econômicas e sociais do lazer náutico. O trabalho concluiu que o CENAB contribui para fomentar o setor náutico no Estado, não obstante haja muito a ser feito para aproximar o potencial da região à realidade atual.

An analysis of leisure boating and related nautical activities in the state of Bahia reveals a large gap between current operating capacity and the potential for growth. This study discusses the main factors which influence the development of the nautical sector and assesses what changes have taken place since the founding of the Centro Nautico da Bahia (CENAB). This non-governmental institution, established in 1996, promotes the development of boating activity in the state and is concerned with three basic functions: (1) the planning and support of sailing events and tourism, (2) the creation of educational programs for the training and qualification of the citzen, and (3) the overall growth of business and services. This study search the effectiveness of the institution to fulfil its objectives. The research for this study is based on field observations as well as direct and indirect data. There is also a theoretical consideration of the economic and social aspects of leisure boating. The author concludes that although CENAB makes a substantial contribution to the nautical sector in Bahia, but much remains to be done to approach the region´s potential to its capacity.