Futebol, de Esporte Amador a Negócio de Entretenimento e Lazer em uma Sociedade Midiatizada.

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Autor: 
PEREIRA, Jovino Alberto Oliveira
Ano de Publicação: 
2003
Nº de Páginas: 
145
Palavras Chave: 
Futebol-negócio – Entretenimento – Marketing – Sociedade do Espetáculo – Mídia – Torcedor.

Este trabalho registra a evolução histórica do futebol, desde o seu surgimento como esporte amador, até o momento atual, como parte vital de um grande negócio. Movimenta muitos bilhões de dólares / ano e é importante componente da indústria do entretenimento, em uma sociedade midiatizada, que possui na comunicação de massa e no marketing pilares fundamentais. Considerar estas questões universais e analisá-las, traçando um paralelo entre o futebol nos países mais avançados e, no Brasil, é parte dessa pesquisa. Ao mesmo tempo, demonstrar a força do futebol, difundido mundialmente, em uma sociedade globalizada e integrada pela mídia, que compreende este e os demais esportes, nos dias de hoje, como algo extremamente profissional, com pouco espaço ao amadorismo e absolutamente ligado à sociedade do espetáculo. É esse complexo conjunto de elementos que se pretende analisar nesta dissertação: o futebol, dentro de uma sociedade do espetáculo, fruto e produtor deste espetáculo, instrumento e protagonista das relações que envolvem o entretenimento e lazer como uma das maiores atividades empresariais do mundo atual. Para isso, a revisão bibliográfica busca registros históricos do surgimento do futebol até o momento atual, contextualizando esta evolução, como um esporte que virou negócio, baseado na indústria do entretenimento. Para a melhor compreensão do futebol neste terceiro milênio e sua relação com o torcedor / cliente / consumidor em uma sociedade centrada na mídia, se coletou informações importantes, complementadas por levantamento de dados na própria mídia, nos clubes, além de questionários, entrevistas e pesquisas de mercado. A partir deste conjunto de dados foi possível identificar e analisar as principais causas destas mudanças e suas conseqüências para o próprio futebol e, até que ponto, este esporte, se transformando em negócio, vinculou-se indissoluvelmente à mídia. O estudo levantou dados do futebol no mundo e no Brasil comprovando a proximidade deste binômio futebol / mídia e a tendência de tornarem-se interdependentes no crescimento e nas crises. Afinal eles fazem parte de uma mesma indústria, do entretenimento e lazer, que têm na comunicação e no marketing importantes ferramentas para sua potencialização e desenvolvimento.
 

This work registers the historical evolution of soccer, since its beginning as an
amateur sport up to the present moment, as a vital part of a large business that deals
with many billion dollars each year and is an important component of the
entertainment industry in a media rich society that has mass communication and
marketing as its basic pillars. An analysis of these subjects, regarding them as
universal ones, comparing soccer in Brazil to the one in more developed countries, is
part of this research. As a world-wide activity, spread out in a globalized and media
integrated society that involves many other sports, soccer shows its strength as an
extremely professional business that allows very little opportunity to amateurism. The
objective of this dissertation is to analyze this complex relation: soccer in a spectacle
society, as a product and spectacle producer, instrument and main player of the
many relations that involve leisure and entertainment as one of biggest enterprise
activities in the world. An extensive bibliographical research has been made to follow
up and contextualize the sport evolution. Market research, interviews in clubs and
media, questionnaires and polls have been made in Brazil and other countries to
better understand soccer and its relation with rooters, clients, supporters and
consumers. The sets of data collected allowed a deep analysis of the main causes
and consequences of soccer evolution from its humble beginning to the large
business it is today, intertwined with mass media in growth and crisis, closely tied to
the spectacle, leisure and entertainment industry and that has marketing and
communication as important tools to foster its expansion.

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